terça-feira, 9 de abril de 2013

Convite 2º Encontro IBISCO, "Artistas do Bairro, Artistas do Mundo"

Por vezes, a distância entre um talento eternamente por descobrir e uma carreira nacional ou internacional pode ser um mero empurrão, uma oportunidade, um golpe de sorte? 

É possível fazer mais para detectar, potencializar e projectar todo o talento que os bairros “sensíveis” guardam nas suas ruas? 

Qual é o papel do Estado na promoção da cultura em territórios desfavorecidos? 

E o do sector privado?

Quais são os verdadeiros factores de projecção e empregabilidade nas áreas artísticas? 

Qual é o caminho para mostrar aos jovens (e aos não tão jovens) artistas que não estão condenados a uma vida sem horizontes?


Nós somos o Teatro IBISCO, Teatro Inter Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Optimismo.
Além da formação artística e dos espectáculos de Teatro e Dança, entendemos que o Teatro Ibisco tem um papel a desempenhar na promoção do sentido cívico e crítico das populações que serve. E entendemos que os bairros considerados sensíveis merecem acolher e protagonizar eventos culturais estimulantes e que promovam uma reflexão comunitária e serena, sobre os vários temas, dos mais mundanos, aos intemporais. Foi com esse espírito que nos propusemos organizar um ciclo de debates, que designámos "Encontros Ibisco". O primeiro lançou a questão "De Que Falamos Quando Falamos de Deus" e colocou, lado a lado, representantes da Igreja Católica, da Comunidade Islâmica, do Budismo e da Igreja Kimbanguista com o objectivo, muito bem sucedido, de encontrarem pontes de diálogo e entendimento entre as diferentes confissões religiosas, na medida em que todas elas têm uma responsabilidade especial em questões como a dignidade humana e o desenvolvimento social, a igualdade de género e o apoio às populações.

Desta vez, vamos usar o mote "Artistas do Bairro, Artistas do Mundo", sob o qual vamos ensaiar as respostas a várias perguntas relacionadas com a Arte, a Cultura, a Inclusão, a empregabilidade e as perspectivas de futuro dos jovens que vivem em territórios desfavorecidos.


O Encontro vai ter lugar no dia 12 de Abril, às 21:00, nTeatro IBISCO, e estimamos que dure aproximadamente uma hora e meia. Para dinamizar a conversa, contamos com o Dr. Pedro Calado, Director do Programa Escolhas.

Estamos certos que verá neste encontro uma oportunidade para partilhar experiências, reflectir, colocar perguntas e encontrar respostas numa área fundamental para o nosso país, já que cruza as dimensões do cultural e do social.


Está feito o convite. Esperamos por si, dia 12 de Abril, às 21h00, no Teatro Ibisco, Travessa Henrique Barbosa, Centro Comunitário da Apelação. Indicações para chegar até nós em anexo. Não hesite em contactar-nos para o número: 960062104 ou para o mail: teatroibisco@gmail.com

Anexo: Carta

Como chegar até nós:


Os melhores cumprimentos,

Pela Produção da Associação Teatro IBISCO

Eunice Rocha

--- 
Sobre o TIBISCO 
A Associação Teatro IBISCO, Teatro Inter Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Otimismo, surge como corolário de um processo pioneiro de Inclusão pela Arte que juntou jovens de seis bairros sensíveis de Loures e, através do Teatro, os levou a compreender os valores da disciplina, do trabalho em equipa e da Arte como ferramenta para a capacitação, emancipação e auto-estima.
O grupo de Teatro nasceu em 2009, fruto de um desafio do Programa Escolhas e do trabalho em rede dos projetos Escolhas de Loures e foi rapidamente apadrinhado pela Câmara Municipal. Na sua génese, começou por ser um workshop de teatro para dar resposta à necessidade de minimizar os conflitos emergentes entre bairros de Loures.
O IBISCO é a prova viva de que o Teatro, enquanto expressão artística de um trabalho de equipa, é uma arma contra o preconceito e uma poderosa ferramenta para a capacitação e formação dos jovens.
No contexto de Loures, os bairros Quinta da Fonte, Zambujal de Loures, Talude Militar, Quinta da Serra, Santo António dos Cavaleiros e Quinta do Mocho são considerados territórios muito sensíveis, palco de pobreza, conflitos étnicos e criminalidade, onde é muito difícil transmitir aos jovens exemplos positivos, construtivos, de inclusão e sucesso pela via do trabalho, que lhes permitam romper o ciclo de pobreza, violência e repressão no qual cresceram. O Teatro IBISCO aceitou esse desafio e impôs-se como a ferramenta, o exemplo e a metodologia adequadas à criação deste necessário paradigma positivo, uma verdadeira alternativa de vida pelo caminho da Arte, nomeadamente o Teatro e, mais recentemente, também a Dança.
Já considerado pelo IES uma referência de boas práticas, replicável noutros contextos, o Teatro IBISCO, é apoiado pela Câmara Municipal de Loures, pela Rodoviária de Lisboa e pelo Programa Escolhas.


-- 
Produção

Eunice Rocha
96 00 62 104
---

Associação TIBISCO

Teatro Inter Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Optimismo
Travessa Henrique Barbosa, Centro Comunitário da Apelação
2680-272 Apelação - Loures

---
Blog: http://teatroibisco.blogspot.com/
Facebook: http://facebook.com/teatro.ibisco

---

O Teatro Ibisco foi considerado uma iniciativa empreendedora e inovadora de alto potencial pelo IES - Instituto de Empreendedorismo Social!
Saiba mais em www.ies.org.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário